28/05/10

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: TEXTO FINAL

I. FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRINCIPAIS ACEPÇÕES DE COMUNICAÇÃO.


1. CONCEITO DE COMUNICAÇÃO.

Comunicar implica tornar algo em comum, à disposição de todos. É o que podemos apreender da sua origem latina “Communis”. Do conceito comunicação juntando sempre o adjectivo “social” indica-nos os fenómenos ligados a inter-relação humana. A esta inter-relação junta-se no geral o complexo mundo tecnológico dos meios de massa como a imprensa, cinema, rádio, televisão, espectáculos visuais, auditivas e audiovisuais.

Por outra, este conceito nos remete também para o conjunto de disciplinas das ciências sociais que capacitam os profissionais ligados ao mundo da comunicação no desempenho do seu trabalho em diferentes sectores sociais.

Na tentativa de definir o conceito “comunicação” sobretudo em querer cercear dentro dos limites da compreensão que hoje temos de “comunicação social” há que pensar na tensão entre o “ser” o “dever – ser”.

Assim, do ponto de vista do “ser” “tanto na linguagem corrente como na científica costuma-se usar o vocábulo “comunicação” para descrever processos de emissão, condução e percepção de mensagem mediante o uso de canais e de signos” (cfr. Comunicação: missão e desafio, pg. 21). Sob este ponto de vista que acabamos de nos referir, o conceito aparece ligado aos meios de transmissão, como a informação e a produção de signos e significação. Ou seja a comunicação é informação e significação.

Quanto ao dever-ser, que é o outro nível para a compreensão do conceito comunicação, abrange mais as pessoas como sujeitos conscientes e livres trocando as suas mensagens. Aqui as pessoas não se reduzem a um mero “emissor” nem tão pouco a “receptor” condicionados a estímulos.

Esta inter-relação humana leva-nos a comunidade ou comunhão remetendo para o sentido original do conceito em latim “communis, communitas, communio”.

Com este conceito queremos salientar bem claro que as novas tecnologias de comunicação tiveram o seu desenvolvimento partindo sempre da base inerente à natureza social do homem de que vamos nos debruçar com profundidade no capítulo a seguir. Ou seja, os novos meios vieram só ampliar uma capacidade preexistente no homem e facilitar uma função essencial da comunicação inter-humana.

Agora, o que se deve definir é sem dúvida o processo de comunicação e não tanto a função de canal porque o meio não é comunicação de maneira nenhuma.

Nesta tentativa de compreender o conceito de comunicação, deve-se fazer a diferença clara entre comunicação e outras actividades ligadas a comunicação como: a informação, a persuasão, a organização, a instrução, a recreação. Estas funções que indicam objectivos imediatos possíveis dentro de um processo de comunicação, mas não são comunicação como tal.

Há dois outros elementos que vamos aclarar. A expressão e a difusão. A expressão é o uso de linguagem ou signos, estes podem ser verbais como não verbais com o fim intencional, consciente ou inconsciente de manifestar ou dar a conhecer ideias, sentimentos, experiências e vivências.

Por sua vez a difusão é a disseminação de mensagens num âmbito social relativamente amplo. No entanto estes dois elementos não são comunicações por si sós.
Há comunicação autêntica e é a base, numa situação de diálogo entre duas ou mais pessoas, que implica sempre a participação activa, livre e autónoma das pessoas em interacção, o que constitui o fundamento da comunicação humana.

A comunicação, tal como o definimos, não se pode entender sem a informação.

Portanto, a partir do nível do “dever-ser” em que se descobre a participação dialógica como ideal no horizonte das relações sociais do homem em todos os tempos podemos atravessar a história e a cultura humanas na busca de meios que pudessem superar e aperfeiçoar a comunicação inter-pessoal limitada no espaço e no tempo.




A COMUNICAÇÃO NA HISTORIA HUMANA.

O homem, como ser social, foi sempre comunicativo. A natureza do homem é de ser social. O homem nasceu para viver em comunidade. “ Com efeito, sendo dotado de sentimentos e de razão, precisa de comunicar” (cfr. A. Santos Justo, Introdução ao Estudo do Direito, pg. 16). Assim, “a necessidade e o conjunto de realidades designadas mediante o conceito ‘comunicação social são tão antigo como o próprio ser humano. (cfr Departamento de Comunicação Social da CELAM, pg. 15).

Para percebermos este “ser comunicativo e social do homem” vamos percorrer a história para mostrarmos os esforços que o homem foi fazendo até tornar a comunicação mais humana.

O fenómeno de comunicação humana, inerente à sua essência social, passou por varias fases ao longo da história.

Na Mnemónica o ser humano serviu-se de objectos naturais e artificiais como suporte material de transmissão de dados ou mensagens com intenção de memória.

Na Pictórica, o homem representa objectos e situações do dia-a-dia usando a pintura rupestre com finalidade mágico-religiosa.

Na etapa Ideográfica, que é também da linguagem hieroglífica, o homem consegue fazer associação de símbolos pictográficos com objectos, acções e ideias.

Na fase Fonética há representação de sons articulados da linguagem oral a partir da invenção do alfabeto, (na Fenícia, cerca de 3000 a. C).

A história das culturas dos homens nos mostra que houve sempre a grande preocupação de descobrir meios e suportes materiais para o intercâmbio de mensagens de uma parte para a outra. Dos meios que encontramos em varias culturas apontamos o emprego dos sinais de fumaça, do fogo das tochas, do tam-tam dos tambores, estes com grande expressividade também nas nossas culturas africanas. Porém, estes meios foram superados por outros, como as tábuas de argila, a pedra, o bronze gravados. Estes meios suportavam mensagens que podiam durar e circular através dos espaços geográficos, enquanto que os primeiros eram fugaz e limitados.

No entanto, o que veio mesmo contribuir para o desenvolvimento da linguagem escrita, foi sem duvida o papiro (das canas das margens do Nilo), o pergaminho e o papel (da China). Estes meios podiam transmitir a mensagem à distância e no espaço.

O objectivo destes meios todos usados pelos homens das diferentes etapas históricas e culturas e que fizemos referência acima era sem dúvida informar, fazer crónica, exprimir as ideias e sentimentos.

Os correios que surgiram no império egípcio no ano 2400 a.C., foram uma forma de transmissão de notícias e que deram origem a telecomunicações internacional com objectivo comercial e politica. “As pedras gravadas e as tabuinhas de madeira dos gregos, colocados em lugares públicos para fazerem conhecidas as mensagens oficiais, constituíram a origem dos cartazes e dos períodos murais” (cfr. Comunicação Social, Departamento de comunicação social do CELAM, pg. 16).

O teatro grego e o romano estão também na origem de comunicação social. Os actores faziam representação simbólica e a audiência era composta pelo público pertencente as diversas camadas sociais. A base do teatro era as gestas épicas cantadas pelos líricos. “ As obras teatrais, nas quais se combinava a musica coral com a recitação e os gestos dramáticos, expressavam a reflexão sobre o passado mitológico, sobre o destino do homem e também sobre a actualidade politica, proposta à consciência do espectador com um propósito crítico.” (Ibidem, pg. 17).

Vamos fazer referência aos sucessos científicos e tecnológicos da idade moderna e que veriam revolucionar a história de comunicação social e consequentemente tornar a comunicação entre os homens mais facilitada.

A invenção de imprensa por Gutemberg, “ que em 1456 publica o primeiro livro impresso na Europa, veio operar uma notável revolução na difusão das ideias” (Cfr. Alberto Arons de Carvalho et alli, Direito da Comunicação Social, pg.17) f. A leitura já não pertencia a um grupo restrito e privilegiado. Os livros começam a chegar na língua de cada um e atingindo uma larga maioria da população alfabetizada. A invenção da litografia (1796) segue-se o invento da fotografia (1814), a fabricação da primeira máquina impressora a vapor.

Outros sistemas de transmissão de mensagens à distância que se juntam ao mundo da comunicação foram com certeza os caminhos de ferros, a navegação marítima e fluvial a vapor, a telegrafia a radiotelefonia e a televisão, o telégrafo de Morse (1837), o linótipo (1866), o telefone (1877 por Graham Bell).

A esta história da comunicação social e já com as bases da fotografia que incorpora a imagem à imprensa, vai surgir o cinema. As primeiras projecções se realizam em 1895, na altura o cinema era mudo. No entanto, com a invenção da primeira película sonora em 1927 vai melhorar substancialmente este meio de comunicação de massas.

O cinema surge para entreter as massas e depois passa para ser usada para formar o publico recorrendo aos géneros documental, histórico e didáctico.

Em 1909 inventa-se o rádio a partir da telegrafia sem fio. A descoberta da onda curta veio revolucionar este meio de comunicação de massas e deve-se também a sua utilização na Primeira Guerra mundial. O rádio foi usado para a difusão de notícias, audições musicais, representações dramáticas e programas educativos. A este meio veio juntar-se a televisão (abordaremos este meio com mais profundidade no capítulos dos meios de comunicação social).

O aperfeiçoamento de comunicação social impele o homem a lançar-se em outras descobertas. Assim sendo, desenvolvem-se as tecnologias electrónicas da informação. “Ao descobrimento da frequência modulada e à invenção dos receptores transistorizados de rádio e televisão, unem-se os satélites de telecomunicações, os computadores, a fita magnetofônica, o cassete, o videoteipe (fita-óptica), o videocassete e a telemática” (cf. Comunicação Social, Departamento de comunicação social do CELAM pg. 19).

As novas tecnologias a que fizemos referência associam as telecomunicações por satélite e a informática dos computadores, tornando desta maneira possível o acesso massivo a estes meios. Assim qualquer pessoa pode ter uma televisão em casa, ter um telefone, um receptor de rádio e receber mensagens informativas, formativas e recreativas e podendo seleccionar os programas quando conectado à linha telefónica ou do cabo de fibra óptica. A rede digital de serviços integrados com base no funcionamento de bancos de dados proporciona todos estes serviços.





CONCEITO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL.


Para reforçar a imagem de uma empresa junto do público de interesse e da opinião pública, a comunicação empresarial oferece um conjunto de actividades, acções, estratégias e produtos para atingir tal objectivo. Ou seja, a comunicação empresarial, é uma ferramenta importante quando se trata em defender a imagem da empresa diante dos empregados, consumidores, fazedores de opinião, classe política, empresarial, accionistas, comunidade académica, financeira e jornalistas.

Sendo assim, a comunicação empresarial capacita o Professional a trabalhar com diferentes públicos, cuidando do conteúdo, do discurso e da linguagem tendo em conta a concorrência do mercado, as novas tecnologias e a diversificação dos meios de comunicação social.

Ou seja, na empresa, a comunicação empresarial, diz respeito a supervisão da assessoria de imprensa, do planeamento, da implementação, da condução de acções de comunicação interna e externa, o cuidado com a imagem e com a marca da empresa. Por outras palavras, a actividade principal da comunicação empresarial é definir uma estratégia para as empresas.

Por isso é que se exige do profissional de comunicação empresarial uma visão global do mercado local e internacional e do próprio mundo de negócios. Portanto, o profissional de comunicação empresarial é capacitado a ser um executivo, um gestor, capaz de planear estrategicamente, o esforço de comunicação da empresa. Não deixa de adquirir os conhecimentos, as habilidades nas práticas profissionais, executar tarefas simples como fazer relatórios e ter bom relacionamento com os meios de comunicação.

A comunicação empresarial é sem dúvidas uma ferramenta capital de comunicação porque visa melhorar a imagem de uma empresa, do produto, do relacionamento com os funcionários e com o público-alvo.

A comunicação empresarial ajuda o profissional a saber analisar, a planear, a ouvir e agir de acordo com as necessidades das empresas, valorizando acima de tudo os produtos, as marcas e funcionários. O sucesso da empresa depende de uma boa comunicação empresarial.


As barreiras e problemas da comunicação.

• As barreiras e problemas na comunicação surgem quando há falhas na rede. Esta rede é composta por sete elementos fundamentais:

• As barreiras e problemas na comunicação surgem quando há falhas na rede. Esta rede é composta por sete elementos fundamentais:

• Comunicador,
• Codificação,
• Mensagem,
• Meio,
• Código significativo,
• Receptor
• Feedback.

• Há falhas na comunicação quando alguém numa empresa é sistematicamente o último a saber das novidades, ou a conhecer a sua demissão pelos corredores.
• Quando a resistência na mudança.

• Quando algo de errado acontece com um dos elementos que compõem a comunicação, o resultado torna-se ineficaz e pode ser muito perigoso para as empresas.
• Estes ruídos mostram que algo de errado não está bem na empresa e precisa de ser atacado: promovendo uma discussão a respeito destes ecos comunicativos.
• Para começar é necessário conhecer o ambiente da empresa e a própria cultura.
• É preciso entender o ambiente de uma empresa. Factores importantes com impacto na cultura de uma empresa podem ser o ponto principal de uma comunicação ineficaz. Portanto, a liderança deve ter a capacidade de agir e providenciar a mudança de cultura na empresa.

• Para mudar é preciso conversar, se reunir, comunicar e informar.
• As informações devem ser compartilhadas com os membros da empresa a fim de garantir melhor harmonia no grupo.
• planear a comunicação de maneira sinérgica e integrada; abrir e tornar mais equilibrados os fluxos da comunicação; tornar simétricos o marketing institucional e o marketing comercial; valorizar e enfatizar canais participativos de comunicação;
• estabelecer uma identidade (transparente e forte) para projecção externa; criar uma linguagem sistêmica e uniforme; valorizar o pensamento criativo; acreditar na comunicação como um poder organizacional;
• reciclar periodicamente o corpo de profissionais; investir maciçamente em informações; ajustar os programas de marketing social ao contexto sóciopolítico; valorizar os programas de comunicação informal;
• assessorar, não apenas executar programa de comunicação; focar a comunicação para prioridades e ter coragem para assumir riscos e gerar inovações.
• O planeamento de uma comunicação de maneira sinérgica e integrada e a crença na comunicação como um poder da empresa são as estratégias principais a não descurar.
• Uma comunicação sinérgica e integrada é a possibilidade de não se esconder nada aos membros da empresa.
• Não se deve guardar segredo a ninguém. No entanto não deve haver confusão entre informação sigilosa com divulgação correcta dos factos diarios de uma empresa.
• Uma comunicação sinérgica é capaz de integrar clima sócio-organizacional com as comunicações entre todos os departamentos de uma empresa.
• Outro esforço a fazer neste campo é citar fontes.
• Ou seja, não se deve falar em acções sem sujeito. A preocupação neste processo deve ser a de citar a fonte e divulgar os autores. A partir de uma comunicação clara e objectiva, garantimos o não-surgimento de ruídos e o constante disse-me-disse.
• Outra estratégia de comunicação empresarial é a valorização da comunicação como poder da própria empresa.
• A empresa deve divulgar o seu trabalho tanto para o público interno quanto para o externo. Esta divulgação faz-se através de um boletim informativo, do quadro-mural, da intranet, da extranet, e do comunicado geral.

II. PROCESSO E CONTEXTO DE COMUNICAÇÃO.


A comunicação é falarmos uns com os outros, é a televisão, é divulgar informação, é o nosso penteado, é a crítica literária.

A palavra comunicação na sua origem latina nos remete para a comunhão, em colocar as ideias, os pensamentos e os sentimentos em comum com gestos e palavras. Comunicar é tornar comum, à disposição da comunidade, uma informação, um pensamento, uma ideia, um sentimento, uma atitude. No entanto, para tornar comum esta informação, ideia ou atitude, é necessário conhecer e dominar todo sistema da comunicação. Basicamente este sistema é composto por quatro elementos: a fonte, a mensagem, o destinatário e vector.

Para transmitir no seu estado o significado é necessário traduzir o mesmo significado (a codificação) num conjunto estruturado de significantes, que, conhecidos por convenção, são interpretados (descodificados) pelo receptor. É a função da linguagem, quer sejam gerais ou especializados.

O significado remete-nos para o conceito de códigos. Um semáforo é um código. Os códigos são sistemas em que os signos se organizam. Esses sistemas regem-se por regras que são aceites por todos os membros de uma comunidade que usa esse código.

Quase todos os aspectos da nossa vida social que são convencionais ou regidos por regras aceites pelos membros da sociedade podem, ser considerados codificados.

Os códigos significativos são diferentes dos códigos de comportamento, código legal, código de boas maneiras. Os códigos significativos são sistemas de signos.

As características dos códigos significativos são as seguintes: sintagmática, ou seja têm um número de unidades a partir das quais é feita a selecção e podem ser combinadas; todos os códigos veiculam significado: as suas unidades são signos que se referem, por vários meios, a algo diferente delas mesmas; os códigos dependem de um acordo entre os seus utentes e de uma experiência cultural comum; os códigos desempenham uma função social ou comunicativa identificável; todos os códigos são transmissíveis pelos seus meios ou canais de comunicação adequados.

A Comunicação que vai do emissor ao receptor diz-se de sentido único. Para que a fonte possa ter a certeza de que a mensagem foi bem compreendida e possa, se for necessário, modificá-la, na forma ou no conteúdo, é preciso que o receptor responda à comunicação.

O feedback fecha o sistema, tornando-o dinâmico. É os procedimentos que utilizamos diariamente quando conversamos. A comunicação é, então, denominada comunicação nos dois sentidos. É naturalmente mais eficaz do que a comunicação em sentido único de onde salientamos por exemplo, a publicidade tradicional.

Segundo Lasswell (Harold Dwight) o processo de comunicação sintetiza-se em torno de cinco perguntas básicas:
Quem comunica? Que fontes. Nas empresas as fontes de comunicação podem ser muito numerosas. São principalmente as empresas e os seus produtos, os dirigentes e os colaboradores, os consumidores associados, os diversos grupos de pressão. Em torno destas fontes é necessário conhecer as fontes que a empresa domina e as que não são dominadas e preocupar-se também com a imagem destas fontes e o seu impacto na comunicação.

A quem comunica? É necessário conhecer os alvos para definir o alvo global e o centro do alvo. O centro do alvo, considerado à parte do alvo global, tem um interesse essencial e é absolutamente necessário tocá-lo com eficácia. A comunicação estará suficientemente dirigida quando se procede em duas etapas, privilegiando, em primeiro lugar, os líderes que farão repercutir a mensagem com maior credibilidade. Esses líderes devem ser identificados e determinados com precisão.

O quê se comunica e a mensagem a transmitir deve constituir a preocupação em comunicação empresarial.

Na comunicação espera-se, obviamente resultados para se saber se os objectivos da comunicação foram alcançados.

Quem comunica, a quem, o quê, como e com que resultado são perguntas simples de serem formuladas. No entanto, as respostas são difíceis porque ajudam a fazer um bom diagnóstico da comunicação da empresa.

Quanto mais digno, credível ou prestigiado for julgado o comunicador, menos manipulador será considerado e maior será a tendência para aceitar as suas conclusões.
A eficiência de um comunicador aumenta se expressar alguns pontos de vista que coincidem com os da audiência.
A opinião da audiência sobre o comunicador reflecte-se imediatamente na opinião que terá da sua mensagem.
Quem comunica? Que fontes. Nas empresas as fontes de comunicação podem ser muito numerosas. São principalmente as empresas e os seus produtos, os dirigentes e os colaboradores, os consumidores associados, os diversos grupos de pressão. Em torno destas fontes é necessário conhecer as fontes que a empresa domina e as que não são dominadas e preocupar-se também com a imagem destas fontes e o seu impacto na comunicação.
O público tende a ouvir as comunicações que são favoráveis ou naturais às suas predisposições ou seja, às suas crenças.
Quando mais interessado estiver num assunto mais atenção selectiva dispensará à mensagem e ao comunicador. Comunicações neutras não funcionam.
A comunicação que atinja um interesse real da audiência influi mais na opinião do que as comunicações de teor generalista. Razão porque a mensagem dirigida a uma audiência específica é mais eficaz do que aquela que é dirigida a toda a gente.
A quem comunica? É necessário conhecer os alvos para definir o alvo global e o centro do alvo. O centro do alvo, considerado à parte do alvo global, tem um interesse essencial e é absolutamente necessário tocá-lo com eficácia. A comunicação estará suficientemente dirigida quando se procede em duas etapas, privilegiando, em primeiro lugar, os líderes que farão repercurtir a mensagem com maior credibilidade. Esses líderes devem ser identificados e determinados com precisão.
O quê se comunica e a mensagem a trasmitir deve constituir a preocupação em comunicação empresarial.
Na comunicação espera-se, obviamente resultados para se saber se os objectivos da comunicação foram alcançados.
Quem comunica, a quem, o quê, como e com que resultado são perguntas simples de serem formuladas. No entanto, as respostas são difíceis porque ajudam a fazer um bom diagnóstico da comunicação da empresa.
Na comunicação, a fonte tem de escolher um veículo para transportar a sua mensagem, isto é o canal.
A palavra canal pode ter, pelo menos, três sentidos:
Como mecanismo de ligação.
Como veículo.
Como transportador de veículos.
Para transmitir uma mensagem oral ou ter uma conversa, em primeiro lugar, preciso ser capaz de falar (ter voz) e o outro ser capaz de ouvir, ou seja preciso ter um mecanismo de ligação.
Depois, para que as minhas palavras cheguem ao outro, é preciso que se codifiquem em sinais sonoros (ondas sonoras), que o outro oiça, que haja um veículo de mensagem.
Para que as palavras tenham a possibilidade de chegar ao outro é necessário ter um suporte que as sustente: o ar, isto é, que haja um transportador de veículos.
Em comunicação social há que escolher um veículo mais adequado para transportar a mensagem.
Da escolha do canal depende a mairo ou menor fidelidade de transmissão da mensagem.
Não há um meio de comunicação melhor para tudo. Todos os meios são bons e devem ser utilizados consoante as circunstâncias. Cada situação é única.
Fortes apelos ao medo causam demasiada tensão e, por isso, são menos eficientes que os apelos fracos.
É mais eficiente colocar a conclusão no final da mensagem do que deixar a audiência tirar as suas próprias conclusões.
Não é possível estabelecer se é o início ou o fim da mensagem que deve estar o assunto mais importante.
O quê se comunica e a mensagem a trasmitir deve constituir a preocupação em comunicação empresarial.
Na comunicação espera-se, obviamente resultados para se saber se os objectivos da comunicação foram alcançados.
Quem comunica, a quem, o quê, como e com que resultado são perguntas simples de serem formuladas. No entanto, as respostas são difíceis porque ajudam a fazer um bom diagnóstico da comunicação da empresa.
Na comunicação, a fonte tem de escolher um veículo para transportar a sua mensagem, isto é o canal.
A palavra canal pode ter, pelo menos, três sentidos:
Como mecanismo de ligação.
Como veículo.
Como transportador de veículos.
Para transmitir uma mensagem oral ou ter uma conversa, em primeiro lugar, preciso ser capaz de falar (ter voz) e o outro ser capaz de ouvir, ou seja preciso ter um mecanismo de ligação.
Depois, para que as minhas palavras cheguem ao outro, é preciso que se codifiquem em sinais sonoros (ondas sonoras), que o outro oiça, que haja um veículo de mensagem.
Para que as palavras tenham a possibilidade de chegar ao outro é necessário ter um suporte que as sustente: o ar, isto é, que haja um transportador de veículos.
Em comunicação social há que escolher um veículo mais adequado para transportar a mensagem.
Da escolha do canal depende a maior ou menor fidelidade de transmissão da mensagem.
Não há um meio de comunicação melhor para tudo. Todos os meios são bons e devem ser utilizados consoante as circunstâncias. Cada situação é única.

Em suma:

A fonte determina o modo como elabora e entrega a mensagem. E quando descodificamos a mensagem, fazemos inferências sobre o objectivo da fonte, das suas habilidades de comunicação, das suas atitudes, do seu conhecimento, da sua condição.
Ao decifrar uma mensagem, procuramos tirar ilações sobre o tipo de pessoa que a emitiu.

III. OS TIPOS DE COMUNICAÇÃO.

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL.


Deve-se construir relações de longo prazo entre a pessoa e os seus públicos, baseado numa comunicação biunívoca (escutar e falar).

As relações de longo prazo entre a empresa e os públicos é um processo complexo e lento porque trata-se da construção da Imagem Global da empresa que por sua vez decorre dos conceitos de imagem e de notoriedade.

De facto a imagem de uma empresa é o resultado de múltiplas acções de comunicação e desempenha um papel fundamental na prossecução dos seus objectivos comerciais.

Qualquer empresa surge aos olhos dos consumidores, fornecedores, entidades públicas com que se relaciona, comunidade financeira, colectividade com uma determinada imagem favorável ou desfavorável.

Essa imagem decorre de múltiplos factores, que não apenas dos seus produtos ou serviços, tais como os suportes físicos, o pessoal em contacto, a organização, os elementos da imagem visual, as acções de comunicação e os meios de comunicação.

A Imagem Global de empresa deve resultar de uma estratégia de comunicação.

A imagem da empresa junto dos seus públicos é vital para assegurar a longevidade de uma empresa através da criação de um capital de confiança.

Factores que concorrem para imagem de uma empresa:

1. Público interno: Confiança (aniversários, festividades); Estimular (concursos, ofertas; Informar (jornal interno, revistas, quadros informativos, intranet); Envolver (concursos, reuniões, jornal, clubes, intranet); Credibilizar: (patrocínios, mecenato); Dar a face (congressos, seminários, serviço público).

2. Parceiros, consumidores, distribuidores, fornecedores: Notoriedade (inaugurações, lançamentos, feiras e salões, congressos, seminários; Confiança: festividades, atendimento, pós-venda, imprensa; Estimular (concursos, feiras, salões, exposições); Informar (imprensa, brochuras, jornal interno, extranet); Envolver (concursos, feiras, ofertas); Credibilizar (congressos, seminários, patrocínios, mecenatos); Dar a face (imprensa, brochuras, video-empresas).

3. Líderes de opinião, comunidade financeira: Notoriedade (convites para congressos, seminários, visita a instalações, lançamentos); Confiança (participação em eventos, relatórios, portas abertas); Estimular (participação em encontros, ofertas); Informar(imprensa, brochuras, portas abertas, site próprio);Envolver (participação em encontros); Credibilizar (convites para congressos, seminários. Dar a face (reuniões, congressos, seminários.

4. Sindicatos, associações profissionais: Notoriedade: (brochuras, participação em congressos, colóquios); Confiança(reuniões, artigos em revistas); Estimular(debates); Informar(imprensa, jornal interno); Envolver(inaugurações, lançamentos); Credibilizar(encontros); Dar a face(debates, reuniões).

5. Órgãos de comunicação social: Notoriedade(encontros, aniversários, inaugurações); Confiança(encontros, lançamentos); Estimular(encontros regulares, reuniões informativas); Informar( dossier da imprensa, site próprio); Envolver(encontros regulares); Credibilizar(convites para participar em acontecimentos); Dar a face( reuniões, encontros, visitas).

6. Comunidade local, órgão de soberania, admnistração local: Notoriedade(eventos, imprensa, acções de serviço público); Confiança(causas sociais, protecção do ambiente, espécie em perigo); Estimular(mecenato, convites para participar em eventos); Informar(imprensa, conferências, colóquios, seminários, site próprio); Envolver(participação em eventos); Credibilizar(Mecenato, acções de serviço público); Dar a face( realização de manifestações culturais, defesa do ambiente);

7. Público em geral: Notoriedade( patrocínios, mecenato, feiras, imprensa); Confiança(portas abertas, protecção do ambiente); Estimular(concursos, patrocínios, acções na internet); Informar(imprensa, divulgação de acontecimentos, site próprio); Envolver(imprensa, concursos); Credibilizar (congressos, seminários, protecção do ambiente); Dar a face( exposições, feiras, protecção do ambiente).

IV. COMUNICAÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL.


Os media constituem um público destinatário da mensagem da empresa e um veículo dessa mensagem e ajudam outros públicos a formar opiniões.
Assim os responsáveis das empresas devem estar preparados para comunicar de forma adequada e regular com os órgãos de comunicação social, num clima de confiança.
Este esforço inclui: sessões de media training, desenvolvimento de press kits temáticos e de áreas temáticas em sites, para dar rápida e eficaz resposta à comunicação com os media.
A relação com a televisão é estabelecida com base na atenção e na emoção. Este factor facilita a fidelização.
A rádio, é um meio quente, funcionando bem na notoriedade e no despertar do interesse.

A imprensa ao nível dos jornais e revistas informativas, acciona a componente racional, sendo privilegiada para a transmissão das características e da operacionalidade do produto, de modo a levar à experimentação.
A internet pode reunir todas estas funcionalidades.

Formas de comunicação Oportunidade de realização
Conferência de imprensa Acontecimento muito relevante que a empresa pretende divulgar em simultâneo a um conjunto de órgãos de comunicação social.
Entrevistas Tema para desenvolver com um número restrito de jornalistas, habitualmente sem sobreposição no mesmo sector.
Press-Release Acontecimento com alguma relevância para divulgação junto de um conjunto alargado de órgãos de comunicação social.
Internet (Press Room On-line) Disponibilização de informação on-line para consulta pelos jornalistas.

V. ETAPAS DE UMA ESTRATEGIA DE COMUNICAÇÃO.

A COMUNICAÇÃO GLOBAL A NÍVEL DA EMPRESA: A ARQUITECTURA DA COMUNICAÇÃO.

Uma grande variedade de meios: Tudo comunica.
Os meios de comunicação de que pode dispor uma empresa são muito numerosos e variados. Alguns são inteiramente dominados pela empresa, é o caso da publicidade; outros escapam ao controlo da empresa é o caso do boato.
Alguns meios são impessoais, ou seja, não envolvem um contacto directo, cara a cara, entre o emissor e o receptor da mensagem: é o caso da publicidade pelos mass media.
Outros como as visitas da força de vendas, envolvem um contacto pessoal.
Muitos são pagos, por vezes muito onerosos, mas alguns, como os press releases ou o comportamento do pessoal da empresa nos seus contactos com o público, não exigem custos específicos importantes.

Os conjuntos dos meios de comunicação classificam-se em quatro categorias.
1. Os meios de comunicação em sentido estrito:

Os meios de comunicação em sentido estrito, são aqueles cuja única função é comunicar: Os mass media tradicionais (televisão, imprensa, rádio, outdoors e cinema) e outros meios menos tradicionais, como a Internet, as caixas ATM, os transportes públicos até mesmo as casas de banho; a publicidade nos locais de venda; a comunicação não publicitaria, cuja principal ferramenta são as relações públicas.

2. Os outros meios de acção de marketing com forte conteúdo de comunicação.
Trata-se de um conjunto de ferramentas de venda e aspectos da política de produto.
O produto é um vector essencial da comunicação da empresa. Comunica através da forma e pelo nome da marca.

3. A empresa e os seus colaboradores.
A empresa pode também ser um importante vector de comunicação: pela aparência exterior (identidade visual da empresa) e pelo pessoal e dirigentes.
- Identidade visual da empresa: é tudo o que o público e os clientes podem ver dela. Os principais elementos de identidade visual de uma empresa são os locais e os símbolos gráficos:
-Os locais da empresa: a sua importância como vector de comunicação é particularmente importante nas empresas de serviços, como os bancos, que recebem frequentemente os seus clientes. Nestes casos a arquitectura exterior dos locais, a sua arrumação interior, a decoração e o mobiliário têm um papel importante na formação da imagem da empresa sugerindo, conforme o caso, o prestígio, a segurança, a discrição, a eficácia, o modernismo ou a tradição.
-os símbolos gráficos: trata-se essencialmente do “logo”, que se encontra no papel de carta, nos camiões de entrega. Procura-se dar uma coerência e uma atractividade a todos estes factores de comunicação através das técnicas de sinalética.
Os colaboradores da empresa:
Quando, por inerência das suas funções, os colaboradores da empresa têm que manter contactos directos -pessoais, telefónicos ou epistolares -com o público, tornam-se, por vezes, o vector de comunicação mais importante da empresa.
É o caso dos bancos: a imagem que deles fazem os clientes depende mais da maneira como são acolhidos e tratados pelo pessoal comercial do que qualquer outro factor. Assim a formação do pessoal comercial é um aspecto essencial da política de comunicação.
-os dirigentes da empresa:
Em certos casos a imagem de uma empresa, aos olhos do público, está estritamente ligada à do patrão, é o caso de Bill Gates.

4. FACTORES EXTERIORES À EMPRESA:
No geral quanto aos produtos envolventes (automóveis, electrodomésticos, produtos de beleza) os clientes tiram as informações de fontes exteriores.
-Os distribuidores: na medida em que desempenham um papel de conselheiros junto dos próprios clientes; é o caso dos electrodomésticos, dos audiovisuais, do vestuário.
-os prescritores, líderes de opinião e pessoas consideradas no seu meio como competentes em determinado domínio (automóvel, alimentação, vinhos de marca).
- a imprensa, particularmente a especializada.
- o boato entre os consumidores, que é a primeira forma de comunicação sobre os produtos.

DIAGNÓSTICO DA COMUNICAÇÃO (SWOT).
Análise situacional.
É o processo que nos ajuda e nos permite: Rever o clima económico e negocial; a considerar onde é que se posiciona a empresa nos mercados estratégicos e áreas chave de vendas; a observar os pontos fortes e fracos da empresa; a sua organização, o seu desempenho e os seus produtos chave; a comparar a empresa com os competidores e a identificar as oportunidades e as ameaças da empresa.
Os resultados desta análise são incluídos no plano de comunicação e de marketing que são: Suposições, venda, produtos chave e áreas de vendas chave.

ANÁLISE SWOT.
O processo chave usado na análise situacional é a análise SWOT. SWOT quer dizer: Forças e Fraquezas tal como se relacionam com as nossas oportunidades e ameaças no mercado (Strenghts and Weaknesses as they relate to our Opportunities and Threats in the marketplaces).
Os pontos fortes e fracos referem-se à empresa e aos seus produtos, enquanto as oportunidades e ameaças são normalmente vistas como factores externos sobre os quais a sua empresa não tem nenhum controlo.
A análise SWOT envolve compreender e analisar os seus pontos fortes e fracos e identificar as ameaças ao negócio bem como as oportunidades no mercado. Pode depois tentar explorar os pontos fortes, ultrapassar as suas fraquezas, agarrar as oportunidades e defender-se das ameaças. Esta é uma das partes mais importantes do processo do planeamento. A análise SWOT formula as questões que lhe permitirão decidir se a sua empresa e o produto estarão à altura de concretizarem o seu plano e quais serão as restrições.
Ao fazer uma análise SWOT é normal listar os pontos fortes, as fraquezas, oportunidades e ameaças na mesma página. Faz-se isto segmentando a página em quatro quadrados e colocando os pontos fortes e fracos nos quadrados superiores e as oportunidades e ameaças nos quadrados inferiores.
O número de SWOTs individuais dependerá do alcance do seu plano. Primeiro deve fazer uma SWOT à sua empresa e à sua organização. Também deve fazer o mesmo para os seus competidores principais e para os seus produtos, áreas geográficas e segmentos de mercado cobertos pelo plano.
A análise SWOT refere-se à empresa, a organização de vendas, a um produto, a uma área geográfica e a um segmento de mercado.

RESUMO:
Ao mesmo tempo que considera dados de vendas históricos para a sua empresa, precisa de recolher informação que lhe permitirá pô-la em perspectiva. Tal envolve a pesquisa de mercado: recolha de informação acerca dos mercados e posterior análise no contexto do marketing dos produtos. Dependendo do alcance do plano, os dados de vendas podem ser divididos em tabelas separadas geograficamente, por produto, por indústria ou sob todas estas categorias. Terminar a pesquisa de mercado e a recolha de dados históricos acerca da sua empresa e dos seus produtos é apenas o primeiro passo. Precisa de analisar esta informação e apresentá-la duma forma que possa ser usada para o planeamento. A análise situacional é um processo que o ajudará nessa tarefa.


EXEMPLOS PRÁTICOS:
1.Análise SWOT de uma Empresa de Fabrico de Equipamento, Lda do Reino Unido. Empresa.
FORÇAS FRAQUEZAS
Integrada num grande grupo do RU.
Boa imagem-companhia de qualidade
Bons recursos, financeiros e técnicos humanos na área de marketing
Vendas elevadas para o estrangeiro. Vendas baixas no RU
Imagem de “força de moda”
Reduzidos recursos.
OPORTUNIDADES PERIGOS
Empresa-mãe está a investir num novo departamento de marketing,
Acesso a novos recursos, no âmbito do Grupo, de Investigação&Desenvolvimento
Para desenvolver novos produtos
Para abrir novas fábricas de custos reduzidos na Ásia. Produtos de preço reduzido do Extremo-Oriente
Produtos de preço reduzido dos EUA.










2. Análise SWOT da organização de vendas.

FORÇAS FRAQUEZAS
Grande força vendas no terreno do RU
Possui especialistas da indústria
Possui escritórios modernos comercial disponível Conta com pessoal de vendas inexperiente
Pessoal necessita formação
Escassa informação.
OPORTUNIDADES PERIGOS
Para recrutar novo gerente interno para Director de Vendas & Marketing
Para reestruturar nova força de vendas
Para realizar formação avançada de vendas Inexistência de sucessor de vendas
A concorrência está a expandir força de vendas no terreno.

3. Análise SWOT para um produto- válvulas deesfera:
FORÇAS FRAQUEZAS
Boa variedade de tamanhos
Produto de qualidade
Solidez de fabrico Limitada variedade de materiais
Produto mais pesado do que o da concorrência
Relação custo/preço elevado.
OPORTUNIDADES PERIGOS
Força do Euro Europeu
Desenvolvimento de novo produto Fraqueza do Dólar americano
Importação baratas da China.

4. Análise SWOT para uma área de vendas geográfica.
FORÇAS FRAQUEZAS
Base industrial alargada
Zonas industriais concentradas em poucas áreas Fortes vagas de recessão
Fabricas de construção antiga
Inexistência de novos projectos.
OPORTUNIDADES PERIGOS
Renovação de instalações antigas
Diversidade de novas indústrias, por exemplo de tratamento de água. A mais forte área de Biggs
A recessão pode-se prolongar
Outras empresas poderão fechar definitivamente.







5. Análise SWOT para um segmento de mercado-Indústria de Águas.
FORÇAS FRAQUEZAS
Forte nos filtros
Possui especialista da Indústria Fraca nas válvulas
Ausência de economias de escala
Falta de contactos após a reestruturação dos serviços de Água.
OPORTUNIDADES PERIGOS
Programa de grandes investimentos
Novos produtos, isto é, válvulas com temporizador automatizado Políticas de custos mínimos
Fim de atitude “Compre Britânico”
Alguma concorrência tem capacidade de apresentar produtos em pacotes conjuntos
Os Serviços de Água são proprietários das empresas concorrentes.


6. Análise SWOT para um competidor –DVK(Alemanha).
FORÇAS FRAQUEZAS
Grande empresa
Vasta abrangência de produtos
Possui uma razoável quota de mercado
Bom nome no mercado Acabaram de dispensar distribuidor
Inexperiência de força de vendas própria
Falta de serviços de apoio
Produto fora de moda.
OPORTUNIDADES PERIGOS
A cotação alta do Euro
Desenvolvomento de novo produto Podem organizar serviço de apoio
Possuem fábrica de baixo custo na China.

EXERCICIO PRATICO.
Agora considere o seu próprio plano de amostra e leve a cabo SWOTs no mesmo formato para:
• A sua empresa
• A sua organização de vendas
• Cada um dos competidores principais
• Cada um dos seus produtos principais
• Cada uma das suas áreas de vendas principais.


OBJECTIVOS E ALVOS DA COMUNICAÇÃO.
Num mercado de livre concorrência a comunicação será o factor diferenciador entre as empresas, apesar da comum atitude de marketing. A atitude de marketing visa a tomada de decisões em função dos consumidores. O que se vai produzir; fixar o preço; rede de distribuição; o que se vai comunicar.
Os objectivos e alvos da comunicação dentro de uma estratégia de comunicação remete-nos a definição do marketing-mix.
O marketing é um conjunto de métodos e de meios de que a empresa dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os comportamentos favoráveis à realização dos seus próprios objectivos.
Implicitamente na definição de marketing estão descritos os objectivos de comunicação: que é um conjunto de métodos e de meios de que a empresa dispõe para promover;
Os alvos da comunicação: nos públicos pelos quais se interessa, os comportamentos favoráveis à realização dos seus próprios objectivos;
A escolha de um conjunto ou eixo de comunicação: prende-se com a decisão estratégica baseada nos pontos mais fortes que o produto ou o serviço oferecem. Não é campanha publicitária, mas sim, o enfoque que agarre o produto ao consumidor.
OBJECTIVOS, ESTRATEGIAS E PLANOS DE ACÇÃO.
O objectivo do marketing de comunicação:
Os objectivos são o que se quer alcançar;
As estratégias são o modo como temos de lá chegar.
Um objectivo de marketing preocupa-se com o equilíbrio entre produtos e os seus mercados. Relaciona-se com quais os produtos que queremos vender em que mercados.
Os meios de alcançar estes objectivos, usando preços, promoção e distribuição são estratégias de marketing.
No nível seguinte estarão os objectivos de pessoal e as estratégias de pessoal, objectivos de publicidade e estratégias de publicidade.
Segue-se depois tácticas, planos de acção e orçamentos, tudo para nos permitir alcançar os nossos objectivos.
Os objectivos do marketing relacionam-se com qualquer um dos seguintes pontos:
Vender produtos existentes em mercados existentes
Vender produtos existentes em novos mercados.
Vender produtos em mercados existentes.
Vender novos produtos em novos mercados.
Os objectivos de marketing têm de ser definidos e quantificáveis para que possa existir um alvo alcançável a que se possa apontar. Deverão ser definidos de tal forma que, quando o seu plano de marketing for implementado, o desempenho real possa ser comparado com o objectivo. Têm de ser expressos em termos de valores ou de quotas de mercado, e termos vagos tais como crescimento, melhoria ou maximização não devem usados.

VI. CONDIÇÕES PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ.






CONDIÇÕES PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ
Os princípios de uma boa comunicação.
1. Não querer dizer de mais.
Uma leis fundamentais da comunicação é a de que, quanto mais complexa é a mensagem emitida, menos oportunidades tem de ser percebida, compreendida e retida pelo destinatário. As pessoas a quem dirigem as suas comunicações estão saturadas de informação e de mensagens de produto que não lhes interessam.

2. A repetição e a redundância:
É preciso repetir sem cessar a mesma mensagem, para que ela tenha uma hipótese de se impor num universo extremamente concorrencial.
A repetição é um princípio sobretudo da comunicação publicitária. As outras formas de comunicação, como as relações públicas, funcionam mais pelo princípio da redundância: diz-se a mesma coisa de diferentes maneiras.

3. A continuidade e a duração.
A repetição e redundância supõem que as acções de comunicação se desenvolvam na continuidade. O imperativo a continuidade é essencial. Mas as políticas de comunicação têm dois defeitos:
Os investimentos fazem-se muitas vezes de forma irregular no tempo;
Os posicionamentos e as promessas mudam demasiado.
Todos os grandes exemplos de comunicação bem sucedida têm como ponto comum a continuidade: o mesmo posicionamento, a mesma promessa, o mesmo estilo, muitas vezes os mesmos media e a mesma agência.
A continuidade permite à marca a conquista de um território de comunicação. Neste espaço, a marca torna-se dona e senhora; mesmo que a promessa de base seja pouco original, ela consegue captar a atenção do consumidor. Assim os sumos Compal, como slogan “Compal é mesmo natural” conquistaram esse espaço na mente do consumidor.

4. A coerência global:
A comunicação emitida por uma empresa deve ser multiforme mas integrada:
Por um lado, diz respeito a vários produtos diferentes, assim como à empresa no seu conjunto (comunicação institucional)
Por outro lado, utiliza um grande número de vectores: publicidade, relações públicas, patrocínios, operações promocionais, merchandising.

É necessário assegurar a unidade, a coerência das mensagens emitidas, que devem ser convergentes ou complementares e não contraditórias. Para garantir tal coerência é importante definir, na empresa, uma política global de comunicação.

5. Obrigação de verdade:
Acreditamos, muitas vezes, que a comunicação em geral, e a publicidade em particular, podem dizer um pouco “não importa o quê”, desde que denotem fantasia, humor ou espectáculo. Não há dúvidas de que os consumidores sabem, presentemente, ler as mensagens nas entrelinhas.
Uma promessa deve ser forte; a sua forma pode ser exagerada, mas não pode ser completamente falsa.

Exemplo: João, esqueceste-te do meu aniversário, não foi?
Não tonta, anda cá fora.
Cá fora, à porta:
Vés aquela estrela? É tua!
Oh!!! Tão linda!.... Não me tinha já dado esta estrela no ano passado?
Não… era outra.

Deve ser respeitada uma tripla obrigação:
A verdade do produto (perfomances essenciais)
A verdade da empresa (identidade, cultura)
A verdade dos consumidores (adaptada às suas expectativaas fundamentais).

A comunicação política é o exemplo de comunicação que não respeita a verdade do produto (as promessas eleitorais), nem a verdade da empresa ( no caso, a personalidade do candidato e do seu partido), nem a verdade dos consumidores, que não gostam muito da verborreia dos políticos.







PLANEAMENTO DE COMUNICAÇÃO (SWOT).

O recurso à análise SWOT impõe-se para ajudar a responder a algumas perguntas fulcrais:
• Que oportunidade e ou problema deve a comunicação resolver?
• O que se pretende como resultado da comunicação?
• Qual a resposta-chave da comunicação?
• Que mensagens específicas pretendemos que a comunicação realce?
• Que personalidade de marca pretendemos que a comunicação transmita?

Com esta análise pretende-se:

• Avaliar as potencialidades da comunicação em função das oportunidades e ameaças do meio envolvente, inserindo a empresa no seu contexto comunitário.
• Determinar os factores de sucesso das diversas componentes da comunicação, isto é, ponderar os pontos fortes em que baseia a sua estratégia e as fraquezas que deve procurar superar.
• Analisar e avaliar as forças e fraquezas da comunicação da empresa em função dos concorrentes, de modo a identificar públicos-alvo e a direccionar as mensagens institucionais ou de produto e serviço, procurando implementar um conjunto de medidas, com o objectivo de obter vantagens mais competetitivas.
Após uma análise aprofundada sobre o SWOT da comunicação, desenvolve-se a estratégia global de comunicação, que deve ser construída tendo por base os seguintes parâmetros:
1. Objectivos:
Objectivo global: o que se pretende como resultado final de uma determinada campanha de comunicação. O objectivo global subdivide-se em “N” objectivos secundários, de acordo com os resultados que se pretende obter.
Objectivos secundários: subdivisão do objectivo global. Os objectivos secundários no seu conjunto constituirão o resultado pretendido como objectivo global.
2. Públicos: receptor das mensagens que se pretende transmitir.
3. Mensagem: o que se pretende transmitir.
4. Programa: conjunto de acções que se pretende desenvolver.
5. Meios ou media: espaços comprados aos meios para a divulgação da campanha de comunicação (podem ser meios de comunicação social-televisão, imprensa e rádio-ou não, como, por exemplo, outdoors, internet e cinema).
6. Acções: actividades que vão dar resposta aos objectivos previamente delineados.
7. Instrumentos: operacionalização das acções.
8. Calendarização: datas definidas para a realização das acções.
9. Orçamentação: custos de produção e divulgação das acções previamente programadas.
Deste modo, o planeamento estratégico de comunicação deve ser sensível às alterações verificadas no contexto em que se desenvolve a actividade da empresa, de modo a ser sensível às mudanças e aos desafios que se levantam, procurando promover a imagem institucional ou dar a conhecer os seus produtos e ou serviços. Assim, é possível traçar objectivos cada vez mais ambiciosos, para garantir a continuidade da empresa e a obtenção de melhores resultados no futuro.







CONCLUSÃO. IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL.

“Estamos longe de ver a comunicação empresarial como filosofia de gestão e, bem assim, longe de ter gestores que compreendam a importância de gerir a comunicação” (João Moreira Santos).

A empresa é um sistema. Como unidade socioeconómica voltada para a produção de um bem de consumo ou serviço, a empresa é um sistema que reúne capital, trabalho, normas, políticas e tecnologia.

Uma empresa, contudo, não tem apenas por objectivo gerar bens económicos para uma relação de troca entre produtor e consumidor. Procura também desempenhar um papel significativo no tecido social, missão que deve cumprir qualquer que seja o contexto político.

O papel formador da empresa dentro dos sistemas sociopolíticos, a sua contribuição social através da criação de empregos, da descoberta de processos, de avanços tecnológicos, da elaboração de estratégias, produtos e serviços contribuem decisivamente para o progresso das comunidades. Por outro lado, é graça a à produção de bens e serviços que a empresa cria condições para a viabilizar. Conciliando aspectos sociais e económicos, a empresa ajusta-se à missão para que foi idealizada.

Assim sendo, cada vez mais, a comunicação empresarial assume um papel preponderante nas empresas modernas.

Diferente para inovar, competir para vencer, são conceitos assimilados e dissecados na renovada conjuntura de mercado.

Os gestores de comunicação são uma realidade. Eles existem. Eles estão aí. São técnicos especializados numa área das mais qualificadas e complexas do sistema empresarial: a Comunicação.

AS PRINCIPAIS VERTENTES DE COMUNICAÇÃO

Os três níveis:

• As comunicações técnicas, geralmente pouco atractivas.
• As comunicações cognitivas, inerentes aos comportamentos individuais.
• As comunicações normativas, orientadas para a transmissão de normas e valores a ser exercidos nas várias situações funcionais.

Os três fluxos:

• O Fluxo descendente: do topo para a base (da administração para os administrados).
• O fluxo ascendente (da base para o topo (dos empregados para a administração).
• O fluxo horizontal ou lateral (a troca de informações entre directores ou entre técnicos).


CONTEÚDO DA COMUNICAÇÃO:

São as mensagens especializadas: informação administrativa (informação contabilística); informação de gestão (indicadores financeiros, económico, técnico e comercial); informação de integração (técnico comercial situação actual da empresa).

INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA

Veículos orais ou pessoais: expressão oral na comunicação: conversas, discursos, reuniões, sugestões.
Veículos escritos ou gráficos: expressão escrita: relatórios, publicações.

INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO EXTERNA:

Inquéritos, mesas redondas, visita aos locais de trabalho, publicidade institucional, exposições, publicações diversas, comunicados para imprensa.

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