11/03/12

INSTITUTO PREPARA O SEU DIA.

A coordenação das actividades extra-escolares do Instituto Padre Martins prepara o dia 23 de Março consagrado a instituição.

O professor Abel Canivete, responsavel pelas actividades apresentou o programa que termina no dia 23 de Março de 2012.

Segundo o programa, as jornadas começam no dia 09 com uma conferencia  sobre a relação escola e comunidade. No dia 10 torneio de basquetebol entre cursos. Dia 17 reservado para torneio de futebol onze. As actividades continuam no dia 22 com um concurso "quem sabe sabe". O ponto mais alto será no dia 23 marcado com varias actividades: concurso de dança, final de futebol e basquetebol, declamação de poesia, teatro, musica e almoço de confraternização.

QUADRO ACTUAL DA FORMAÇÃO ESPIRITANA EM ANGOLA


O Seminario Beato Laval de Malanje acolheu a primeira reunião do Conselho de formação orientada pelo Padre Provincial Mauricio Camuto  no dia 07 de Março de 2012. Os formadores reflectiram sobre a situação actual da formação, do acompanhamento dos nossos vocacionados a partir das Missões e Paróquias,  das propinas dos seminaristas e das bibliotecas dos seminários .

O provincial disse que o futuro da nossa Província, da Congregação e da Igreja está  na qualidade da formação  que damos aos nossos jovens, por isso, “ o vosso agir e comportamento 24 sobre 24 horas no Seminário devem ser modelos para os nossos rapazes”. Os confrades que estão na formação não deixem de acompanhar os seminaristas em todas as actividades, desde o desporto até ao trabalho manual” disse o Superior Maior.

O Responsável dos Espiritanos em Angola lamentou ainda o facto de haver muita disparidade entre a etapa inicial e o fim da formação.  Começamos muito e terminamos poucos. Há alguma coisa que esta a falhar”. Observou Mauricio Camuto, pedindo uma maior atenção aos formadores.

Os responsáveis dos seminários do propedêutico, filosofia, noviciado e teologia apresentaram o quadro actual da formação.

O padre Wandali disse que o ano lectivo no Propedêutico foi aberto no dia 11 de Fevereiro pelo sr Arcebispo de Malanje, Dom  Luis Maria e as aulas tiveram inicio no dia 14 de Março. Actualmente os seminaristas  são 34, sendo 20 do terceiro  ano  e 14 do segundo ano. Este ano não recebemos alunos para o primeiro ano por causa do Postulantado.

Por sua vez, o padre António Qumino apresentou o mapa do seminário do Huambo: Temos para este ano lectivo  30  alunos na filosofia e  7 professos na teologia. Somos 3 formadores e 11 trabalhadores.

O padre Armando Livamba  disse que o ano do Noviciado 2012 começou em Dezembro, com 6 jovens, sendo dois do Prenda, dois do Bailundo e dois do Lobito.  Saíram dois noviços. Neste momento temos quatro jovens  no Noviciado espiritano do Munhino.

A Província de Angola conta para este ano lectivo com 75 formandos, sendo 34 no Propedêutico, 30 na Filosofia, 7 na Teologia e 4 no Noviciado.