OS TIPOS DE COMUNICAÇÃO.
Relações Públicas.
• As relações públicas é tudo o que os outros pensam de uma empresa, de uma pessoa, de uma actividade. As empresas têm imagens.
• Qualquer empresa tem tantas imagens quantas as pessoas que nela pensam.
As diferentes imagens públicas de uma empresa.
• Os clientes da empresa, os potenciais consumidores, os banqueiros, o pessoal da empresa, os competidores, os distribuidores, a a associação empresarial possuem todos uma visão.
• O ideal é que todos deveriam pensar bem da empresa. Portanto o objectivo da empresa é promover boas relações públicas.
• As energias devem ser orientadas para a criação e manuntenção duma boa imagem pública. Os clientes satisfeitos, conscientes dos benefícios dos produtos adquirem são pedras que servem de escada para o crescimento.
O tipo de imagem da empresa.
• A primeira tarefa de uma empresa preocupada com a imagem é identificar o modo como deseja ser vista em público.
A imagem pública actual da empresa.
• Deve-se instalar uma auditoria de imagem dirigida aos seus principais públicos diferenciados.
• A credibilidade da auditoria é feita pelo director, falando face a face com o seu colega.
Objectivos das relações públicas.
• Aumentar a consciência do produto da empresa (móveis Tomás têm muitas utilizações no seu lar).
• Diferenciar os serviços da empresa em relação aos outros(os serviços de contabiliade Otchivi &filhos podem ajudar na preparação de planos de negócios e na elaboração de manuais de contabilidade).
• Persuadir o público a comprar os produtos da empresa ou informar os clientes sobre maiores facilidades.
Os alvos a dirigir os esforços das Relações Públicas.
A reacção da audiência.
• Há duas teorias. A primeira: as atitudes pessoais podem ser modificadas por uma campanha de Relações Públicas. Isto faz-se pela palavra escrita pelo anúncio, editoriais e noticiários. Geral-se um um impulso de comprar o produto ou ficar associado à empresa.
• A segunda teoria: Depois de adquirir um produto surgem dúvidas quando se trata com produtos caros.
• É reconfortante ver na imprensa notícias sobre o produto ou serviço que foi comprado.
Atingir a audiência.
• Imprensa: local, regional, nacional, semanal, comercial.
• Rádio.
• Televisão.
A acção das Relações Públicas
• Dia da empresa: estimula o negócio, planeando uma administração cuidadosa ( o que se quer atingir, os convidados…)
• As razões dos visitantes: descobrir o que está disponível e para uma finalidade específica.
• Preparar bem o tema porque muitos vêm passar o tempo ou tomar uma refeição gratuita.
• O dia da empresa deve proporcionar aos visitantes a possibilidade de observar algumas actividades. Quando possível, deve-lhes ser facultado saborear, pesar, avaliar, fazer funcionar, ajuizar, discutir ou escrever.
•
O dia da empresa.
• O dia da empresa deve proporcionar aos visitantes a possibilidade de observar algumas actividades. Quando possível, deve-lhes ser facultado saborear, pesar, avaliar, fazer funcionar, ajuizar, discutir ou escrever.
Resumo
• Relações Públicas é o modo como os outros pensam duma empresa, duma pessoa, duma actividade.
• Uma empresa deve idealizar como deseja ser vista pelos outros. A posição desejada pela empresa, dentro do seu segmento de mercado.
• As empresas deve decidir sobre a imagem desejada e, em seguida, estabelecer objectivos de imagem para estruturar as suas actividades.
• Uma empresa tem no mercado tantas imagens públicas quantas as empresas, indivíduos ou organizações com as quais interage. Uma auditoria da imagem orientada pela gestão máxima ajuda a identificar o modo como os outros vêem a empresa.
• Decide-se em primeiro lugar a audiência-alvo-clientes actuais, antigos ou potenciais. Fazem-se contactos com os meios audiovisuais, proporcionando a mais extensa e vasta concentração de audiência.
• O dia da empresa é uma oportunidade para que os potenciais clientes e os meios de comunicação visitem a empresa. Proporciona informações aos visitantes, manter os interesses e incentivar o negócio e cobertura dos mass-media.
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