21/03/10

CURSO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL-PROGRAMA

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL.

OBJECTIVOS, PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA.

 
Aprofundar os conceitos de comunicação empresarial

Compreensão da importância da comunicação no sucesso da empresa.

Valorização de uma postura de comunicação consciente.

Caracterizar e relacionar os diferentes elementos do processo de comunicação ao interpretar situações concretas de empresa.

Explicar os pressupostos de uma comunicação eficaz na empresa.


I. FUNDAMENTOS TEÓRICOS .

1.1. Conceito de Comunicação.

1.2. Conceito de comunicação empresarial.

1.3. As barreiras/problemas da comunicação.

1.4. As organizações e a sociedade da informação.
II. PROCESSO E CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO (quem, o quê, como?)

2.1. Acréscimo de importância da comunicação.

2.2. Conteúdo da comunicação: bens, serviços e corporate.

III. OS TIPOS DE COMUNICAÇÃO

3.1. Comunicação institucional

3.2. Comunicação comercial (produto, serviço).

3.3. Comunicação interna.

3.4. Comunicação financeira

3.5. Comunicação de crise.
IV. COMUNICAÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL

4.1. Relações com os media.

4.2. Relações governamentais.

4.3. Comunicação empresarial: ética, e responsabilidade social.

V. ETAPAS DE UMA ESTRATEGIA DE COMUNICAÇÃO

5.1. A comunicação global ao nível da empresa

5.2. Diagnostico da comunicação (swot)

5.3. Alvos da comunicação (clientes, influenciadores, iniciadores; segmentação).

5.4. Objectivos da comunicação(intenção, proporção e prazo).

5.5. Mix da comunicação (publicidade, relações publicas,promoção de vendas, venda pessoal e marketing directo.)

5.6. Proposta da comunicação.

5.7. Orçamento para a Comunicação.

VI. CONDIÇÕES PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ

6.1. Os principios de uma boa comunicação.

6.2. Objectividade

6.3. Repetição e redundância.

6.4. Continuidade e duração.

6.5. Coerência global.

6.6. Obrigação de verdade.
VII. APLICAÇÃO PRATICA: PLANO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL.


BIBLIOGRAFIA.

1-LINDON, Denis et alli, Mercator XXI, Teoria e prática do marketing, Dom Quixote,Lisboa, 2004. Paginas: 300-363

2-WESTWOOD, John, Como redigir um plano de Marketing, práticas de gestão. Europa-america, Lisoba,1999. Páginas: 71-83.

3-BEIRÃO, Inacio et alli, Manual de comunicação empresarial, Ed. Plátano editora, Lisboa, 2008.

4-Departamento de Comunicação Social do CELAM, Comunicação: Missão e desafio. Ed. Paulinas,1988. S. Paulo. Paginas 20-30.

FERREIRA, J.M. Carvalho et alli -Manual de psicosociologia das organizações. Ed. MCGraw Hill. Lisboa 2001. Pagina 357-376.

- TEIXEIRA, Sebastião. Gestão das organizações. Ed. MCGraw Hill. Lisboa. 1999. Pagina 158-170.

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